• Home
Carregando...

iPod: Alternativas Open Source

iPodLinux - IlustraçãoO projeto iPodLinux apresentou uma versão ARM do Núcleo do Linux em uma interface chamada "Podzilla" que roda em qualquer iPod, apesar dos iPods de Primeira, Segunda e Terceira geração serem os modelos oficialmente indicados pelos desenvolvedores. O iPod Shuffle não é compatível e os iPods lançados a partir de Setembro de 2006 não são compatíveis.

Um firmware livre chamado Rockbox permite ao iPod nano, mini e todos os iPods (com visores compatíveis) depois da Terceira geração (exceto pelos iPods que tiveram o video atualizado) tocar arquivos Ogg Vorbis, FLAC, Musepack, WavPack, Shorten e MIDI. Porém arquivos FairPlay encriptados não são suportados. O Rockbox também oferece reprodução sem pulos (Gapless playback) e um equalizador mais sofisticado, porém está em período de testes desde Setembro de 2006.

Existem também várias versões abertas alternativas ao iTunes. O gtkpod permite às máquinas que rodam virtualmente qualquer sistema operacional a se conectar ao iPod. O Yamipod é uma aplicação gratuíta para gerenciar iPods que rodam Mac OS X, Windows e Linux. O ephPod é outra alternavia ao iTunes que é compatível ao Windows. O MediaChest é uma aplicação em Java que permite os usuários sincronizar o iPod de diversos sistemas operacionais diferentes. Existem também plugins do iPod para alguns Players de músicas mais populares.

Nenhum comentário: