• Home
Carregando...

iPod: História e Design

iPodO iPod representa a entrada da Apple no mercado de dispositivos móveis digitais. Enquanto Cameras digitais, Gravadoras digitais e dispositivos similares, já possuíam um mercado já consolidado, a companhia encontrou no mercado de Media Players, a deficiência que permitiria a ela obter um bom segmento do mercado (market share), e decidiu prover os usuários com um dispositivo de media digital portátil. "iPod" era um nome que a Apple já havia registrado para denotar Quiosques Interativos, porém ela não chegou a utilizá-lo, e atribuiu o nome, assim, ao seu mais novo dispositivo de media digital.
O engenheiro do departamento de Hardware da Apple, John Rubinstein, formou um time de engenheiros para desenhá-lo, e dentre esses engenheiros podemos citar nomes como: Anthony Fadell, Stan Ng e Jonathan Ive. Esse time precisou de oito meses para concluir o projeto, e em Novembro de 2001 o iPod já era vendido nas lojas. O presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou o iPod como um produto compatível com a plataforma Mac, com um disco rígido de 5GB para deixar 1000 músicas no seu bolso.
Curiosamente, a Apple não desenvolver o software (firmware) do iPod ela mesma. Ao invés disso, a Apple contratou a PortalPlayer, que já tinha referências em construir sistemas operacionais baseados em MicroKernel comercial. A PortalPlayer já tinha trabalhado, anteriormente, em um projeto de MP3 player, com fones BlueTooth, da IBM. A Apple também contratou outra companhia, Pixo (composta por ex-funcionários da própria Apple), para criar e refinar a Interface do usuário, sob a supervisão, é claro, de Steve Jobs.
Uma vez criado, a Apple continuou a buscar melhorar o visual e a usabilidade do software. Começando com o mini iPod, a fonte Chigago (usada nos computadores Macintosh, anteriormente) foi susbtituída pale Espy Sans, que foi originalmente usada no eWorld e no Copland. Depois os iPods tiveram suas fontes alteradas de novo para a Podium Sans - uma fonte similar à Myriad (uma fonte corporativa da Apple). Os iPods coloridos adotaram, depois, alguns elementos do Macintosh, como barras de progresso do tema Aqua ou como a inteface para prender o limite de volume do tema Brushed Metal.

Nenhum comentário: