• Home
Carregando...

iPod - Terceira Geração - iPod 3G

ipod terceira geracao.gifA Apple liberou em 28 de Abril de 2003, uma série de iPods mais finos que os antecessores. Essa série deu início aos iPods de Terceira Geração (iPods 3G). Um pouco menores que os anteriores, esses ipods possuíam as pontas mais arredondadas. Durante todo o período de produção do iPod 3G, a Apple liberou os modelos com as capacidades de 10 GB, 15 GB, 20 GB, 30 GB e 40 GB.

Essa nova geração de iPods incluíram um conector de 30 pinos chamado "Dock Connector" (que já vimos anteriormente), que eram mais longos e planos que o conector FireWire (esse foi retirado do topo do iPod). Isso permitiu ao iPod se encaixar mais facilmente no aparelho chamado iPod Dock (uma espécie de base para o ipod sincronizar) que a Apple lançou na mesma época. A iPod Dock veio junto de todos os iPods de Terceira Geração, excetuando-se os iPods mais baratos, e também era oferecida separadamente, como um acessório.

O iPod de Terceira Geração possuía quatro botões localizados embaixo da tela. Os novos botões possuíam uma luz vermelha no fundo (controlada pelas preferências de cor da luz de fundo da tela do iPod), possibilitando sua perfeita utilização em ambientes não ou pouco iluminados.

O iPod 3G trouxe como inovação também o fato da mudança de postura da Apple frente à produção focada em Mac e Windows. Nesse momento a Apple adotou a estratégia de produzir os iPods com os discos rígidos formatados para uso no Macintosh, e não mais segmentá-los em Mac e Win. Para os usuários de Windows, a Apple incluiu um CD-ROM com um utilitário para Windows que permitia o usuário reformatar o iPod para o uso com o sistema operacional da Microsoft.

O usuário que comprasse o iPod 3G através da loja online da Apple, tinha a opção de personalizar a parte de trás do aparelho. O consumidor podia ter duas linhas de texto gravadas a laser. Na época, uma taxa adicional era cobrada, porém hoje em dia esse serviço é oferecido gratuitamente.

Apesar da popularidade dos outros iPods (versões de primeira e segunda gerações), após a venda do 3G as vendas dispararam. A combinação da publicidade intensa e da adoção, por parte de muitas celebridades, do aparelho como acessório indispensável, o iPod ganhou uma conotação fashion. Por causa desse sucesso estrondoso, o iPod de Terceira Geração ficou marcado na mente dos consumidores. Por essa razão, é muito comum, que usuários de iPod, achem que o iPod de Terceira Geração seja o primeiro iPod produzido pela Apple.

Nenhum comentário: